Você sabia que a venda de verduras e frutas representa boa parte do faturamento dos supermercados hoje em dia? Pois é, este segmento tem obtido um ótimo crescimento. E apesar da crise, este foi um dos ramos que pouco se abateu. Por isso, saber como montar um hortifruti é fundamental para quem deseja abrir um negócio promissor no ramo alimentício.

Se este é o seu caso, temos uma pergunta a lhe fazer:

#Você sabe como montar um hortifruti de qualidade e que seja campeão em vendas de frutas e verduras?

Bom, se a resposta for não, então recomendo que continue lendo esse post. E conheça as dicas poderosas que reunimos para você começar o seu negócio com hortifruti agora mesmo.

Com essas dicas, você não só ficará por dentro do que precisa para montar um hortifruti. Como também aprenderá como abrir um negócio rentável e lucrativo, mesmo em tempos de crise.

Confira!

Como montar um hortifruti: Dicas preciosas que você precisa conhecer

 

O setor de hortifruti, como já dissemos anteriormente, representa uma boa fonte de lucros para qualquer empreendedor que tem interesse em investir no ramo alimentício.

No entanto, para fazer deste negócio um investimento altamente rentável, é preciso ter muito dedicação. E contar com as dicas certas. E uma das dicas que você não pode deixar de considerar na hora de aprender como montar um hortifruti é:

  • Muito cuidado na escolha dos fornecedores

Escolher bons fornecedores, é a chave para o sucesso de um hortfruti. Isso porque são eles quem vão garantir a presença de produtos sempre frescos e saudáveis no seu estabelecimento.

Portanto, quando for definir quem serão os fornecedores do seu hortfruti, nada de pensar apenas no preço. O mais importante é que eles sejam de confiança e entreguem produtos de qualidade e no prazo certo.

Caso a sua região conte com um abastecimento de frutas e verduras próprio, a dica é ir buscar diretamente nesses locais, pois isso tornará mais barato a aquisição do produto para o seu hortifruti.

Com um sitema ERP você tem uma forma eficiente de manter o controle dos seus fornecedores e a gestão de sua empresa como um todo, e assim evitar problemas de fornecimento para o seu hortifruti. 

  • Pense como um consumidor

Quando um consumidor vai até um hortifruti, ele espera encontrar frutas e verduras frescas e de boa qualidade, não é mesmo?!

Pois bem, então na hora de falar com seus fornecedores, tente pensar como um consumidor e diga a eles o que deseja receber no seu estabelecimento.

Lembre-se que qualidade também é um ponto muito importante e que pode determinar o sucesso ou o fracasso do seu negócio.

Portanto, nada de meias palavras. O ideal é que seja claro e objetivo em relação a qualidade dos produtos que pretende receber no seu hortifruti. Se for vender produtos orgânicos, esta exigência deve ser ainda maior.

Caso haja necessidade, procure visitar o local onde as frutas e verduras são plantadas. Muitos empreendedores que atuam neste ramo, fazem esse tipo de visita apenas no primeiro contato com o fornecedor.

Mas o correto mesmo é fazer essas visitas periodicamente, até mesmo para se certificar de que o processo de produção das frutas e verduras que você vende é realmente de qualidade e segue os padrões corretos.

Além disso, você também deve investir em divulgação, especialmente se os seus produtos forem orgânicos, pois esse tipo de alimento é difícil de encontrar e, por essa razão, apresenta uma clientela fiel.

  • Cuide da higiene do seu hortifruti

Tratar da higiene do seu hortifruti também é muito importante, pois cuidando deste detalhe, você estará garantindo a confiança dos seus clientes e a credibilidade da sua marca no mercado.

Caso o cliente frequente o seu hortifruti. E ele esteja sujo, com alimentos mal acondicionados ou mesmo estragados, com certeza a primeira impressão que ele terá não será das melhores.

Sem contar que ele também pode se sentir enganado, uma vez que pensou estar levando produtos de qualidade para casa, quando na realidade não é bem isso que acontece, certo?!

Portanto, uma das dicas para você saber como montar um hortifruti é ter muita atenção com a higiene dos alimentos que você fornece, bem como do seu estabelecimento em si.

Manter a aparência dos alimentos sempre fresca e saudável é o segredo para tornar o seu hortifruti ainda mais rentável. Pense nisso!

  • Saiba como expor os produtos no seu hortifruti

Tanto as frutas, quanto as verduras, quando estão frescas, apresenta uma aparência bastante atrativa. E se você souber como expor elas no seu estabelecimento, com certeza suas chances de fazer boas vendas aumentará bastante.

Sendo assim, uma boa dica para você saber como montar um hortifruti de qualidade é saber como expor os seus produtos no seu hortifrúti.

Procure colocar as frutas e verduras em um lugar onde elas possam ficar visíveis e que também consigam receber uma boa iluminação.

Além disso, dispor os alimentos por cores também proporciona um aspecto mais convidativo para o seu hortifruti.

  • Conserve corretamente os seus produtos

Não tem como montar um hortifruti se você não tiver uma noção básica de como conservar corretamente os produtos desse tipo de estabelecimento, até mesmo porque frutas e verduras são alimentos com prazo de validade curto.

Sendo assim, a dica é sempre ficar de olho e verificar se não há produtos com sinais de apodrecimento. E se houver, retire-os do estabelecimento o quanto antes, pois uma fruta podre pode contaminar as outras que estão boas em um curto espaço de tempo.

Mantenha os alimentos sempre limpos e frescos. Se preferir, limpe-os com água ou um pano umedecido, mas sem excessos para não danificar o seu produto.

Seguindo estas dicas, com certeza você saberá como montar um hortifruti de sucesso. Após isso você pode cadastrar sua empresa no Google Negócios, para que as pessoas também possam te encontrar pela internet, veja como fazer isso nesse artigo: como colocar a sua empresa no Google de graça!